requeijão de inhame em um pote de vidro com uma colher destacando a textura
complementos,  lanches,  receitas

Requeijão de inhame – R$ 2,38

Todo mundo merece saber que o inhame tem milhões de benefícios pra saúde. E quem fala não sou eu, é a minha musa inspiradora Sonia Hirsch. Se você ainda não a conhece, corre! A Sonia escreveu um livro inteeeeeiro sobre o inhame. 

Vou pedir licença a ela e publicar aqui, na íntegra, os benefícios do inhame citados no livro, tá? Vou colocar em outra cor porque tirei exatamente cada linha do livro dela. 

Limpa o sangue

É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. Acredita-se que foi uma das primeiras plantas cultivadas no planeta.

Fortalece o sistema imunológico

Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante a dos gânglios. Ele é riquíssimo em zinco, que aumenta nossas defesas.

Ajuda a evitar dengue, malária e febre amarela

A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É mais poderoso que a batata

E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

Outras funções gerais


Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.
Ficou bonitinho, hein? A textura lembra bastante requeijão
Bafo, hein? E olha, esses requeijões do supermercado, além de caros, podem conter substâncias bizarras. Inclusive o mesmo produto usado pra fazer placas de trânsito. Fique de olho no rótulo!

Vamos à receita.

Tem gente que gosta de incluir alho e cebola crus também. Eu já fiz e achei muito forte. Não fica parecendo um requeijão. Mas você pode tentar. Dá pra fazer a mesma receita com mandioca, mas eu acho o sabor do inhame mais neutro. 

Dicas de temperos infalíveis pra quem não é muito fã do sabor do inhame: manjericão fresco ou azeitonas. Pode bater no processador ou só picar e acrescentar ao requeijão. 

Ingredientes – rende 450g de requeijão
⠂3 inhames médios descascados e cozidos (cerca de 400g)
⠂1/3 de xícara da água do cozimento do inhame
⠂1/2 limão espremido
⠂1 colher de sopa de polvilho azedo
⠂temperos a gosto (usei 3 raminhos de tomilho fresco)

Como fazer 
Bate tudo no liquidificador ou processador. Apenas. Sim, dá pra perceber porque é bem difícil e sofrido cozinhar. 

Observação: Dura cerca de 1 semana de geladeira. 

11 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *